Por: Assessoria de Imprensa
A Câmara Municipal de Campo Grande realizou nesta segunda-feira (25), a sessão solene de outorga da “Medalha do Legislativo Zumbi dos Palmares”, em celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado anualmente no dia 20 de novembro. A cerimônia aconteceu no Plenário “Oliva Enciso” e homenageou personalidades e entidades que se destacam na luta pela igualdade racial e no combate à discriminação.O vereador William Maksoud (PSDB), indicou duas personalidades de destaque, para receber a medalha.
Um dos homenageados pelo vereador, foi Carlos Humberto Nascimento Meneses que é personal Trainer, cantor, compositor com foco no samba e pagode. Ativista cultural, Carlos realiza apresentações dentro e fora de Mato Grosso do Sul.Também é umbandista, toca atabaque desde a infância em casas de axé, promovendo a preservação das tradições afro-brasileiras. Ao receber a medalha pelas mãos do vereador Otávio Trad (PSD), Carlos falou sobre o sentimento de receber a homenagem.
“Fiquei emocionado, muito grato pelo reconhecimento do nosso trabalho.Trabalho com a música, com o samba que vem dos negros, então é uma honra estar aqui hoje representando minha família, todos os meus amigos. Agradeço fundo meu coração ao vereador William Maksoud e sua família, ao senhor Gabriel também, que fez esse pedido pra eu estar aqui com ele, que Deus abençoe a todos. Nós umbandistas sofremos muitos preconceitos, então é uma vitória estar aqui hoje”, declarou Carlos.
O segundo homenageado pelo vereador William Maksoud, que recebeu a medalha pelas mãos do vereador Otávio Trad, foi Rafael Henrique Silva Brasil. Natural de Recife/PE, Rafael é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e especialista em Direito Público, Rafael, atua como Procurador do Estado de Mato Grosso do Sul e já foi advogado do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). Ao receber a Medalha Zumbi dos Palmares, Rafael destacou a importância da continuidade da luta pela igualdade racial.
“É uma honra muito grande fazer parte dessa comemoração, afinal de contas é um dos ícones da história do preto do Brasil e eu me sinto muito honrado, muito feliz em receber essa homenagem aqui da Câmara Municipal. Essas iniciativas são imprescindíveis e não podem ser apenas do mês de novembro, penso que deva ser uma luta, uma batalha e uma pauta constante de dezembro a dezembro, porque se a gente tentar resumir isso a um mês só e tentar focar essa luta e esse trabalho só em alguns dias do ano, talvez o resultado não seja o melhor. Então eu acho que tem que ser uma luta constante, diária e com muito empenho. Nesse sentido, tanto Campo Grande, como Mato Grosso do Sul, estão no rumo certo promovendo essas homenagens, esses debates.” Ponderou, Rafael.
Para o vereador William Maksoud, a entrega da Medalha Zumbi dos Palmares é muito mais que uma homenagem; ela é um símbolo de resistência, de luta por igualdade e de valorização das nossas raízes culturais. “É com imensa satisfação que indiquei essas duas personalidades para receberem a Medalha Zumbi dos Palmares, pois elas representam, de forma exemplar, a luta pela igualdade e a valorização da cultura afro-brasileira. O Carlos Humberto, com sua arte e ligação profunda com as tradições de matriz africana, e o Rafael Henrique, com sua atuação brilhante no Direito e compromisso com a justiça, são inspirações para todos nós. Essa homenagem é um reconhecimento ao trabalho que eles realizam para promover a inclusão, combater o preconceito e valorizar as raízes culturais”, finalizou.
